quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Importância das Famílias

   Através dos casos expostos, assim como da informação já colocada neste blog é possível perceber a importância que as famílias têm nos processos de Intervenção Precoce. Nestes casos a família é incluida no programa estabelecido para o seu filho, sendo responsável por estimular e trabalhar o desenvolvimento da sua criança.
   Um dos exemplos do que afirmamos está patente no filme que colocamos no post anterior, onde a própria técnica que acompanha  Caetana afirma que o seu trabalho é fundamentalmente como de uma supervisora no desenvolvimento da criança, pois apesar de estar presente na evolução da criança, esta é muito estimulada em casa.
"Citando vários autores, McNaughton (1994), refere quatro razões fundamentais para que a avaliação da satisfação parental sja actualmente considerada uma medida essencial:
- Os pais são os principais responsáveis pela criança, pelo que as suas decisões no que se refere ao sucesso/insucesso do programa são de primordial importância
- A informação sobre a satisfação/insatisfação parental ser essencial para o desenvolvimento de melhor qualidade e prevenir a rejeição do programa;
- A inclusão dos pais nas tomadas de decisão sequentes a uma avaliação poder aumentar consideravelmente a sua participação no programa;
- Os dados de satisfação do «consumidos» poderem ser utilizados para convencer as autoridades da utilidade do programa;"
Font(e: Pimentel, J. Reflexões sobre a avaliação de Programas de Intervenção Precoce in análise psicologica (1999), 1 (XVII): 143 - 152)

Sem comentários: