quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Para que serve a Intervenção Precoce?

   Depois de sabermos o que é e a quem se destina a Intervenção Precoce, torna-se fundamentar perceber para que serve.
   De acordo com o Despacho Conjunto nº 891/99, a Intervenção Precoce é uma medida de apoio integrado que visa assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, potenciar a melhoria das interacções familiares e reforçar as competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia face à problemática da deficiência. De modo a alcançar os pontos acima descritos, os objectivos da Intervenção Precoce centram-se em:
  • “Criar condições facilitadoras do desenvolvimento global da criança, minimizando problemas das deficiências ou do risco de atraso de desenvolvimento e prevenindo eventuais sequelas;”
  • “Optimizar as condições de interacção criança/família, mediante a informação sobre a problemática em causa, o reforço das respectivas capacidades e competências, designadamente na identificação e utilização dos seus recursos e dos da comunidade, e ainda, da capacidade de decidir e controlar a sua dinâmica familiar;”
  • “Envolver a comunidade no processo de intervenção, de forma continua e articulada, optimizando os recursos existentes e as redes formais e informais de interajuda.
Fontes:
http://www.prof2000.pt/users/bagao/html/dc891de99.htm (visitado a 9/12/2010)

1 comentário:

Ana Baptista disse...

Gostaria de saber qual a opinião que as autoras deste blog têm em relação a aplicação destas directivas na situação educacional do país.
São fáceis de implementar? Há apoios?
A comunidade está alerta para a necessidade de se envolver? Ou só fica alerta quando os jornais relatam casos de insucesso?
Porque acho que a opinião pública tem a noção que as crianças em risco não tem nenhum apoio.
Seria bom relatar aqui casos de sucesso.
Peço desculpa pelo comentário tão extenso.
Bom trabalho