quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Sabe o que é a Intervenção Precoce?

   Relativamente à questão por nós colocadas no perfil deste blog " Sabe o que é a Intervenção Precoce?",  pudemos verificar que foram apurados 15 votos, sendo que a  percentagem de respostas foi a mesma para as respostas sim e já ouvi falar (46%).
   Verificámos ainda que das respostas obtidas apenas uma pessoa não sabe o que é e nunca ouviu falar de Intervenção Precoce.

O que é a Intervenção Precoce?

    “Intervenção Precoce abrange serviços de educação especial e afins destinados às crianças de idades precoces e de idade pré-escolar com necessidades educativas especiais e às suas famílias.” (Bailey e Wolery,in Questões actuais em Intervenção Precoce,  2002).

    Para Dunst e Bruder (2002) a Intervenção Precoce define-se como uma prática que diz respeito “aos serviços, apoio e recursos necessários para responder às necessidades das crianças. Inclui assim, actividades e oportunidades que visam incentivar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança; e, ainda, aos serviços, apoio e recursos necessários para que as famílias possam promover o desenvolvimento dos seus filhos, criando oportunidades para que elas tenham um papel mais activo neste processo.”

   Com base nestas definições destes quatro autores é possível retermos algumas informações a cerca deste assunto.   Deste modo, os programas de Intervenção Precoce dirigem-se à família, que inclui obviamente a criança, e é actualmente entendida como uma prática que se caracteriza por serviços, apoios e recursos que visam dar resposta às necessidades do conjunto da unidade familiar. A família é, deste modo, considerada como receptora e agente activo do programa, pois é fundamental que esta participe em parceria com os profissionais no decorrer do programa e que lhe seja atribuída a tomada de decisões em tudo aquilo que tenha a ver com a criança e com a família no seu todo.
Fontes:
- Almeida, I., Intervenção Precoce: Focada na criança ou centrada na família e na comunidade?, in Análise Psicológica (2004), 1 (XXII):65-72;
- Pimentel, J., Reflexões sobre a avaliação de Programas de Intervenção Precoce, in Análise Psicológica (1999), 1 (XVII): 143-152. 

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